Boletim Geodinâmica
A interdisciplinaridade, cada vez mais vigente, impõe novos desafios inclusive para a comunicação e a divulgação científicas. Desse modo, a comunicação científica entre pesquisadores demanda, em alguns momentos, a mediação da divulgação científica, tendo em vista que os conceitos podem comportar distintos significados a depender da área em que o discurso científico é enunciado. A divulgação científica extrapola o território da mídia e se espalha por outros campos ou atividades, cumprindo papel importante no processo de letramento científico da sociedade e dos governantes.
A divulgação científica, portanto, compreende a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao público leigo, contribuindo para a inclusão dos cidadãos no debate sobre temas especializados que podem impactar sua vida e seu trabalho. É um caminho para a construção de uma ciência cidadã.
O Boletim Geodinâmica surge como uma experiência de divulgação científica para fomentar a circulação da ciência desenvolvida, principalmente, por mulheres das Geociências. A proposta de um boletim de divulgação geocientífica nasce do Núcleo Rio de Janeiro da ABMGeo. O Boletim Geodinâmica é uma publicação digital sem fins lucrativos. Acesse, a seguir, nossas edições publicadas.